Do avesso, um verso se ajeita ...




segunda-feira, 2 de abril de 2012

Fases [de mim]

Quando nova, revive em mim tudo novo, de novo! Gosto de estar nova, sempre com outros laços enfeitando meus cabelos. Eles me trazem outros motivos para pensar em nada, em qualquer coisa que não as mesmas, as que minguam em dias menos estrelados.
Minguante eu sou oposto! De tudo o que cresce, floresce, enaltece ... de tudo eu sou o oposto. Não tenho vontade de levantar e clarear quase nada que não a minha própria sombra, sombria!
Dias de bruxas, de verdade, como afirma a fase lunar.
Quando estou minguante o sofrimento é bem cômodo, por mais absurdo que isso seja afirmar. Mas, de certo, é o que sinto, decadência! E como sou observada nessa fase, como sou julgada, como sou .. ainda que só esteja!

Mas logo mais tudo cresce, e eu crescente vou-me deixando ser iluminada. É uma fase otimista para mim, de fato! Tudo tende a dar certo, ainda que difícil seja. Fortalecimento, coragem, determinação, agora tudo iluminado em mim, estando em crescimento, sincronizado no mesmo desejo de viver,
i n t e n s a m e n t e !

E quando cheia estou, quão cheia sou!
De nada preciso pois estou preenchida de muita coisa, inclusive de sonhos que enchem, muito, os meus pulmões e me ajudam a não parar de respirar.
Quanta luz tenho [em mim] quando cheia. Quanta luz espalho. Quanto brilho sai desses olhos meus de menina que adora colecionar estrelas no céu da boca.
Cheia!

E em outros, que nada sou, nem nada estou, nem nada quero ser ou permanecer, eu me calo. E nas caladas de noites mais estreladas, no entanto, refletindo, para que ninguém fique no escuro sem mim, mas que, se possível, consigam enxergar alguns fleches perdidos vagando por céus de ruas estreitas, por onde passo, vezes nova, vezes cheia, mas que abandono quando estou minguante esperando ser crescente para passar por ali radiante , n'outros dias de luz ... Em outros me escondo atrás de algodões e deixo molhar angústias, tristezas e refrescar a alma para enfrentar dias mais calorosos [que incomodam], e é aí, quando chove, que vou me refazendo, vivendo - [re]vivendo.
Dias de noite, noites de dia, fases e faces, de menina, de princesa, de sapeca ou prostituta .. de mim, e delas .. fases nossas, faces de lua!

Um comentário: