Do avesso, um verso se ajeita ...




domingo, 27 de maio de 2012

Como tudo que é_leve

O espetáculo tinha começado as 20:30 e tudo brilhava com as luzes embaixo daquela grande lona colorida. Os malabaristas aplaudidos incansavelmente por tão bela apresentação de desafiar as leis da gravidade. O mágico que mais parecia um cigano, com tanta carta na manga e ameaças no sorriso que hipnotizava até o vendedor de pipocas. A menina elástico que cabia na caixinha de música como o nosso amor infinito cabe na nossa mão. Surpreendente! 
Como sempre é. 
Como é para ser. 
Antes da segunda parte do espetáculo, o curioso "arrancador de sorrisos" já fazia cosquinhas no meu coração, como sempre. Paixões como a minha por palhaços é realmente incomum. Toda criança normal vive de medo de caras pintadas, mas eu não, eu sempre me pintava para ser verdadeira, e sempre quis ver as verdades por baixo das tintas daqueles seres de narizes vermelhos que faziam minha barriga doer e, ainda assim, em meio a dor, ser feliz!
Leve, assim chamavam o palhacinho sensação daquele mundo mágico. O que me intrigou muito mais, pois costumeiramente os palhaços apresentam-se com nomes de doces, ou outras fescurinhas que são engraçadas lembrar, mas Leve era um nome macio, assim como o significado. Leve era algo além de apresentar, é algo que existe além. Leve é diferente, talvez por eu achar que era mesmo um adjetivo. Eu, sentada no último degrau da arquibancada de madeira, tentei enxergar além da tinta. Olhos que brilhavam, mas um sorriso que muito pouco aparecia. Sim, o dele. Mas ainda assim encantava com os truques que mexiam ainda mais com a minha curiosidade em saber quem ele era.
Quem mais, além de mim, sonha com um amor bobo assim? Alguém que faça graça junto com você. Que não se importe em ser ridículo ao ponto de todos rirem dele. Alguém disposto a ser feliz além do que é necessário para se estar feliz.
- No seu cabelo!
Falou apontando para o lado em que eu estava. Olhei para os dois lados e, agora mais atrapalhada do que curiosa, apontei para mim indagando sobre ser "de mim" que ele estava falando.
- Há outro jardim que caiba uma flor tão bonita no cabelo?
Os assovios vocês conseguem ouvir, eu acredito [sorriso]! 
Passei a mão no meu cabelo e lá estava, não sei como veio, mas agora em minha mão estava a rosa que ele mesmo tirou do bolso do blusão colorido e a fez chegar em mim, enquanto eu me admirava com a facildiade de fazer sorrirem os outros. Enquanto eu me ocupava criando mundos únicos e nossos aqui no espetáculo dos meus pensamentos.
Acabou a primeira parte do espetáculo. Todos iam comprar seus doces e pipocas para prestigiarem a última parte das apresentações. Era mais forte do que eu a vontade de ir até ele, e por ter sido tão mais forte me fez ir.
Parece que por trás das cortinas todo o mundo mágico do circo desaparece. Não existia ninguém ali, ninguém e nada além da minha vontade inquieta de querer abraçar e agradecer por um presente que enfeitaram não só os meus cabelos.
- Perdida, senhorita dos cabelos de jardim?
- [sorriso]
- Pois saiba que de perto esse sorriso é ainda mais lindo.
- Parece que te conheço há muito tempo.
- Desde que resolvemos pintar os medos?
- [sorriso]
- A gente conhece o outro, não adianta!
- E você me conhece?
- Desde que comprou os ingressos e apertou a minha mão, agradecida.
Ah, então era mesmo o moço que estava vendendo os ingressos e me fez mil e uma perguntas sobre vir sozinha ao circo [eu não estava sozinha, apesar de ser]. Que falou sobre o seu gostar por tranças nos cabelos ... e outras coisas que, pela pressa em ver o espetáculo e esquecer o mundo aqui fora, ainda que por algumas horas, fez-me não ouví-lo.
- Então você é o moço dos ingressos? Que coisa!
- Viu? Desde que entrou aqui eu te conheço. Desde que fez trança e me chamou sorrindo de senhor, e com delicadeza perguntou "palhacinha paga ingresso?". [gargalhamos juntos! e ele continuou] - E desde que teve minha rosa, por agora, quero muito que seja minha.
É sério que o amor pode acontecer como um simples truque de mágica?
É simples como a gente pode amar em minutos o que não se amou em uma vida inteira?
Uma flor no meu cabelo. Uma mão agradecida por ser tocada. Dois sorrisos querendo abraçar o mundo um do outro. Dois medos pintados. Um único abraço para sempre. Um beijo para eternizar.
- Leve de leveza?
- Não! Leve de levar ...
E me levou ... como é de praxe. Todas as coisas belas e encantadoras fazem estragos maravilhosos no nosso coração e precisam ir embora! Amor é circo, não é? Levando tanta coisa que foi construída em pequenos instantes, instantes feitos para não serem mais do que aquilo. 
Só instantes!
E ainda hoje quem me vê de cara pintada, nariz vermelho e uma flor entrelaçada na trança do meu cabelo não entende o porquê de eu estar tão leve ... leve, de levada!

4 comentários:

  1. MEU DEUS!!!
    este texto é um filme sabia!!!!!!!
    lindo maravilhoso puta sensibilidade...talvez em suas lembranças ou talvez apenas em sua imaginação!!!
    é de chorar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que sim?! Uma filme de verdade, hein? Que bom que gostou, moço! Seja sempre bem vindo por aqui.
      Abraços.

      Excluir
  2. Oi, Jamý, bom dia!!
    A melhor parte de nós, entremeada nas partes comuns que nos formam, não deseja mais que, como diz seu texto maravilhoso, impecável, ser levada ao campo mágico da presença da felicidade... Ainda que, se ali chegando, não saibamos mais aonde ou ao quê tal mover nos levará. A beleza mais profunda da vida, os melhores momentos dela, ou pelo menos os mais marcantes, estão nesse conhecer (mesmo quem já conhecíamos de outra maneira!), nesse tocar de mão, nesse primeiro beijo, nestas palavras que se repetem docemente: me leva, me leva, me leva...
    Que texto maravilhoso! Estou aqui com a essência do amor, bem diante de meus olhos, descrita com uma leveza absolutamente incomum e absurdamente conquistadora. Qualquer homem no mundo não quer mais que ser esse mágico; qualquer mulher no mundo não quer mais que essa flor!
    Não há palavras para explicar o que sinto. Também desisti de procurá-las. Quero apenas ler de novo, e de novo, me deixar levar, acreditar que esse sentimento ainda existe no mundo... e me deixar senti-lo!...
    Um beijo carinhoso
    Doces sonhos
    seu fã incondicional
    Lello

    ResponderExcluir
  3. Você me faz Chorar!
    Muito, muito e muito!!!! :D

    ResponderExcluir