Do avesso, um verso se ajeita ...




sexta-feira, 8 de abril de 2011

Perfeição


Vamos celebrar a estupidez humana, a estupidez de todas as nações, o meu país e sua corja de assassinos, covardes, estupradores e ladrões!

Vamos celebrar a estupidez do povo, nossa polícia e televisão. Vamos celebrar nosso governo e nosso estado que não é nação. Celebrar a juventude sem escolas, as crianças mortas, celebrar nossa desunião!

Vamos celebrar Eros e Thanatos, Persephone e Hades. Vamos celebrar nossa tristeza, vamos celebrar nossa vaidade.

Vamos comemorar como idiotas a cada fevereiro e feriado. Todos os mortos nas estradas, os mortos por falta de hospitais.

Vamos celebrar nossa justiça, a ganância e a difamação.

Vamos celebrar os preconceitos, o voto dos analfabetos. Comemorar a água podre e todos os impostos, queimadas, mentiras e seqüestros ...

Nosso castelo de cartas marcadas, o trabalho escravo, nosso pequeno universo! Toda a hipocrisia e toda a afetação, todo roubo e toda indiferença. Vamos celebrar epidemias ..

É a festa da torcida campeã ..

Vamos celebrar a fome. Não ter a quem ouvir, não se ter a quem amar. Vamos alimentar o que é maldade, vamos machucar o coração ...

Vamos celebrar nossa bandeira, nosso passado de absurdos gloriosos.

Tudo que é gratuito e feio. Tudo o que é normal!

Vamos cantar juntos o hino nacional. A lágrima é verdadeira!

Vamos celebrar nossa saudade, comemorar a nossa solidão.

Vamos festejar a inveja, a intolerância, a incompreensão .. Vamos festejar a violência e esquecer a nossa gente que trabalhou honestamente a vida inteira e agora não tem mais direito a nada.

Vamos celebrar a aberração de toda a nossa falta de bom senso, nosso descaso por educação. Vamos celebrar o horror de tudo isto, com festa, velório e caixão.

Tá tudo morto e enterrado agora, já que também podemos celebrar: a estupidez de quem cantou essa canção ...

Venha!

Meu coração está com pressa, quando a esperança está dispersa só a verdade me liberta. Chega de maldade e ilusão!

Venha!

O amor tem sempre a porta aberta e vem chegando a primavera, nosso futuro recomeça

Venha!

Que o que vem é Perfeição! ...


[Renato Russo]

Um comentário:

  1. Tanto tempo Renato .. tão hoje! Até quando cantaremos verdades doídas, Renato? Até quando seremos espectadores de injustiças, violências e maldades? Até quando seremos coadjuvantes de infâmias e corrupções? Ah Renato .. será que é tempo perdido? Será que ainda iremos ver PERFEIÇÃO?

    ResponderExcluir